Celebramos no próximo dia 22 de Janeiro (terça- feira), às 19h, na Igreja Matriz, a solenidade de S. Vicente, padroeiro de Alcabideche e do Patriarcado de Lisboa. A comunidade está convidada a participar. «Vicente de Saragoça foi um mártir do início do século IV que sofreu o martírio em Valência. Entre as muitas localidades e igrejas de que é orago, contam-se a Diocese do Algarve e o Patriarcado de Lisboa, em cuja Sé se encontram as suas principais relíquias (…) Em Portugal é representado de modos diversos: com palma e evangeliário ou, mais habitualmente, com uma barca e um corvo, porque, de acordo com a tradição, quando, em 1173, o rei Afonso Henriques ordenou que as relíquias do santo fossem trazidas do Cabo de São Vicente, junto a Sagres, para a cidade de Lisboa, duas daquelas aves velaram o corpo do santo que seguia a bordo da barca – facto a que ainda hoje aludem as armas de Lisboa e de muitas outras povoações portuguesas» (https://pt.wikipedia.org).
«S. Vicente é o mais célebre dos mártires hispânicos, o único que se encontra incorporado na liturgia da Igreja Universal (…) Agostinho dizia em Cartago num dos sermões compostos para a Missa da festa do mártir: «Qual é hoje a região, qual a província, até onde quer que se estenda tanto o império romano como o nome de Cristo, que não rejubile por celebrar o dia consagrado a Vicente?» (Sermo 276, PL 38, 1257).(www.snpcultura.org/sao_vicente.html)