Dia de São Vicente padroeiro de Paróquia de Alcabideche

Dia 22 Janeiro celebraremos na Matriz com Missa Solene o dia de São Vicente padroeiro da nossa Paróquia.
Não se conhece com certeza o motivo porque Alcabideche tem como seu orago S. Vicente.
Sabe-se contudo que foi uma região muito marcada pela cultura árabe, por isso os historiadores são levados a crer que a devoção a São Vicente seja por influência da comunidade moçárabe que aqui se estabeleceu e que estava muito ligada ao culto deste padroeiro de Lisboa.
Vale a pena conhecer com mais pormenor a vida, martírio, culto e iconografia deste Santo, não só porque o seu testemunho nos edificará, como pelo facto de ser o nosso patrono, o que nos abençoa a todos, muito para além da igreja, em todo o território da freguesia.
Não esqueçamos que, embora, hoje, uma freguesia seja uma instituição de carácter político e administrativo, exclusivamente subordinada aos poderes civis, a sua origem é a paróquia católica, que constituiu, até há bem pouco tempo, a malha mais fina de administração em Portugal. Por isso a nossa Igreja Católica ensina-nos, povo de Deus, que a festa do padroeiro é um grande retiro popular, um tempo forte de evangelização, de aprofundamento da fé e confraternização da comunidade cristã. É a festa da paz, da alegria, da comunhão, participação e efectiva configuração do que é verdadeiramente marcante na vida das pessoas que vivem e foram criadas naquele lugar, com os seus costumes cristãos.
Como tal o dia do padroeiro deve ser um momento de edificação e promoção dos autênticos valores formadores da fé, da dignidade e da caminhada do povo cristão. Por esta razão, na preparação desta festa muitos dos fiéis organizam-se para trabalharem em equipe e envolvem os vizinhos, enchendo os seus corações de esperança.
Não é por acaso que a Igreja concede Indulgência Plenária ao fiel que, bem disposto e cumprindo os requisitos próprios para o efeito, com devoção, visitar a igreja paroquial na festa do titular.
Temos em boa expectativa criar em todos os paroquianos o gosto e a vontade de participar mais activamente no dia de São Vicente, para o que vamos durante este mês de Janeiro dedicar um espaço especial no nosso Boletim para relatar a história deste Santo que foi um dos mais ilustres mártires da Igreja Espanhola, em quem visivelmente se manifestou a força da graça de Jesus Cristo.