Foi celebrada neste último Domingo, 21 de Outubro, a 92ª Jornada Missionária Mundial. Nesse contexto, é sempre significativo ter uma visão de como anda a missão católica em relação à humanidade, inclusive no tocante a um aspecto mensurável que não é o mais importante, mas ainda assim é relevante: a quantidade de católicos no planeta. Os dados são os do último anuário estatístico disponibilizado pela Igreja, cujos números são os actualizados até 31 de Dezembro de 2016. Naquela data, a população mundial total era estimada em 7,35 biliões de habitantes, com aumento registado em todos os continentes – inclusive na Europa, que havia sofrido diminuição nos anos anteriores. No mesmo 31 de Dezembro de 2016, os católicos somavam 1 bilião e 299 milhões, aumento de 14,24 milhões em relação às estatísticas anteriores. Houve queda na Europa, o que ocorreu pelo terceiro ano consecutivo. Diferentemente do número total de católicos, o de sacerdotes recuou no mundo no período compreendido pelo relatório do anuário da Igreja: são 414.969, uma diminuição de 687 padres. Também diminuiu no mundo, pelo quarto ano consecutivo, o número de religiosas e de religiosos que não são sacerdotes. No total diminuiu em 1.604 pessoas, ficando em 52.625. Neste caso, todos os continentes registaram um decréscimo.