O Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa na carta que escreve à sua Diocese, neste início de ano pastoral, associa a evangelização ao processo de melhoramento social que a Igreja também sabe fazer. O testemunho cristão contribui para esse melhoramento social ao promover a dignidade das pessoas.

O nosso bispo na sua carta dá-nos várias pistas concretas, algumas delas encaixam como uma luva em Alcabideche, para redescobrirmos a beleza do ser-se cristão que passa inevitavelmente pela evangelização:

1. Ter tempo para evangelizar e acompanhar;
  2. Ter em vista a unidade e não os particularismos bairristas;
  3. Realismo no que se faz;
  4. Ter-se o sentido do todo;
  5. Evangelização como forma de dar sentido às rotinas;
  6. Ter presente que a autenticidade é fundamental na evangelização;
  7. É fundamental também o critério evangelizador da qualidade e da beleza.

A celebração do tricentenário da qualificação da catedral de Lisboa, a sete de Novembro de 1716, ocupará o ponto central do ano pastoral, pois culminará com o encerramento do Sínodo diocesano. O título de “Patriarcado” atribuído pelo Papa Clemente XI foi tão-somente devido ao facto deste Pontífice entender Lisboa como uma diocese missionária que enviou e continua a enviar imensos missionários para o mundo. Devemos estar atentos às inúmeras celebrações que irão ocorrer, celebrando a nomeação de Lisboa a Patriarcado.

*Pode ler a Carta aos Diocesanos de Lisboa no site do Patriarcado.