Elementos da comissão de menores já estão convidados – Manuel Clemente confirma à Renascença que os elementos do clero e da justiça convidados aceitaram pertencer à

Já estão convidados todos os elementos que vão fazer parte da comissão de proteção de menores que vai funcionar na diocese de Lisboa. O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, confirma, que os elementos do clero e da justiça que foram convidados aceitaram pertencer a esta comissão.

A comissão entrará em breve em funcionamento e fará a triagem de denúncias de abusos sexuais. “Era uma ideia que já cá estava e que foi reforçada com aquele encontro em Roma, em fevereiro”, disse o cardeal patriarca à Renascença, em Óbidos, à margem da Jornada Diocesana da Juventude do Patriarcado de Lisboa. Segundo D. Manuel Clemente, a comissão terá essencialmente uma atuação preventiva. “Aqui a prevenção vale quase tudo”, diz. “Destina-se sobretudo a tudo o quanto diga respeito à proteção de menores na Igreja. Não é apenas para resolver casos que infelizmente aconteçam e precisem de ser resolvidos”, salienta D. Manuel Clemente. Para o Cardeal-Patriarca, é fundamental que os menores encontrem nos espaços da Igreja “um lugar seguro para crescer”.

Renascença