O Departamento da Pastoral Sociocaritativa do Patriarcado de Lisboa está a preparar o “Dia da Solicitude”, uma iniciativa que vai reunir, no dia 18 de outubro, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, os agentes daquela pastoral para partilhar as ações programadas para a vivência deste ano pastoral que tem como tema “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias” (CSL, 53). No Programa e Calendário Diocesano 2019-2020, o Cardeal-Patriarca de Lisboa escreveu que “cada comunidade é chamada a verificar a sua situação especifica, conforme o território geográfico
e sociocultural”, de forma cumprir o objetivo de “detetar em cada meio aqueles que, estando mais periféricos, mais precisam de ser centralizados na nossa atenção e cuidado”. O “Dia da Solicitude” é, assim, a primeira de três iniciativas previstas para a vivência do terceiro ano de receção sistemática da Constituição Sinodal de Lisboa. Através da partilha de projetos pensados para a vivência do tema, cada representante da instituição ou Vigararia é convidado a pôr em comum o que se planeou fazer. “Todos ganharemos com isso, reforçando ou incluindo iniciativas, no sentido de ‘centralizar as periferias’ correspondentes”, assinala o texto. Para os dias 15 e 16 de maio está previsto o Congresso da Pastoral Social e, em data a agendar em cada Vigararia, está prevista a “Semana Vicarial da Caridade”.
A ficha de inscrição está disponível aqui, ou no cartório e deverá ser remetida para o mail pastoralsocialisboa@gmail.com, ou concretizada por telefone 213 714 700.