DIA DIOCESANO DA LITURGIA, IGREJA DA BOA NOVA – ESTORIL – DIA 26 DE MAIO
Mensagem do Cardeal-Patriarca

«Caríssimos diocesanos,
Festejaremos no próximo Domingo 26 de Maio no Estoril (Boa Nova) o Dia Diocesano da Liturgia. Lá nos encontraremos, provindos de muitos lugares do Patriarcado (Lisboa, Termo e Oeste), num dia feliz e repleto de bons motivos: reflexão, convívio e celebração. Na receçpão que vimos fazendo da Constituição Sinodal de Lisboa, fixamo-nos este ano na Liturgia como «lugar de encontro com Deus e também da comunidade cristã enquanto Povo de Deus celebra» (CSL, nº 47). Bem importante é este ponto, pois da Igreja se trata e como o próprio Deus a congrega, constrói e envia. Numa síntese perfeita e estimulante, escreve o Papa Francisco: «Partilhar a Palavra e celebrar juntos a Eucaristia torna-nos mais irmãos e vai-nos transformando pouco a pouco em comunidade santa e missionária» (Gaudete et Exsultate, nº 142). No presente ano pastoral o nosso Departamento de Liturgia desdobrou-se em acções de formação por todas as Vigararias da Diocese e foram muitos os que nelas participaram com gosto e proveito. De vários lados chegam pedidos para mais acções deste género, como certamente acontecerão. Este Dia Diocesano da Liturgia é já uma delas, especialmente importante. O referido número da Constituição Sinodal de Lisboa diz também ser importante «uma permanente catequese mistagógica que introduza toda a comunidade na vivência dos tempos litúrgicos e na compreensão dos seus símbolos e ritos». Na verdade, compreender melhor e celebrar mais conscientemente todos os sinais sacramentais da presença do Senhor “no meio de nós” situa a nossa vida no seu verdadeiro Centro e inextinguível Fonte, para daí irradiar também.
O Dia Diocesano da Liturgia será uma forte experiência disso mesmo. É um encontro garantido da parte de Deus. Será um encontro bem vivido por todos os que lá formos. Conto convosco!»
+ Manuel, Cardeal-Patriarca
09h30 Acolhimento