(Excertos da Homilia do Senhor D. Joaquim Mendes, em Alcabideche)

O martírio testemunha a força de Deus nos Seus mártires, capacitando-os para enfrentarem corajosamente o martírio, dando testemunho do poder e da força de Deus, que é mais forte que a dos algozes. O Diácono São Vicente foi um grão de trigo caído na terra que deu muito fruto, sendo exemplo de fé cristã e de fidelidade a Cristo para próximos e distantes.
A memória é o horizonte da esperança: muitas vezes na escuridão das guerras, das perseguições, dos conflitos, a lembrança dos mártires ilumina-nos e faz surgir em nós a consciência de que não estamos sós, o Senhor está connosco, com a Sua força e o Seu poder.
Há no mundo mais de 245 milhões de cristãos que são perseguidos e por motivos ligados à fé, e em 2019, foram mortas 4.305 pessoas e 3.150 foram presas por serem cristãs. O ano de 2019 foi um dos mais sangrentos na história dos cristãos. Os cristãos têm pago um alto preço pela sua fidelidade a Cristo. Há ainda uma perseguição mais sofisticada, que procura limitar a liberdade religiosa e de culto, remeter os cristãos para a sacristia, silenciá-los, destruir o cristianismo, bem como a difusão e imposição de ideologias que minam os valores humanos cristãos. Há ainda a exploração exagerada da fragilidade e do pecado de alguns cristãos nos meios de comunicação social, mas não de igual modo do bem que a grande maioria realiza, essa não é objecto de notícia: Faz mais barulho uma árvore que cai, que uma floresta que cresce… Cabe-nos hoje viver e testemunhar um novo tipo de martírio: o martírio branco, indo contra a corrente, afirmando a fé no quotidiano, assumindo a nossa identidade cristã sem complexos nem medos. Que Ele nos acompanhe e ajude com a Sua intercessão.