Vai decorrer entre 13 de Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019 um curso de Formação Avançada em Turismo e Património Religioso com a duração de 63 horas, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. O curso de Formação Avançada em Turismo e Património Religioso é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do Turismo do Patriarcado de Lisboa, tendo por principal objectivo promover a aquisição de competências nos domínios do conhecimento e divulgação do património artístico religioso da diocese de Lisboa, com vista à melhoria qualitativa do serviço profissional ou voluntário, de guia intérprete do património religioso. Concebido para dar resposta às crescentes necessidades de formação especializada de guias intérpretes de património religioso, além dos conteúdos formativos oriundos do saber histórico e artístico, o programa do curso valoriza uma abordagem pedagógica integrada, perspectivando o estudo da expressão artística religiosa nos respectivos contextos teológico-artísticos de produção e, simultaneamente, de vivência sócio-cultural religiosa. A estrutura do programa pretende igualmente desenvolver e reforçar as competências comunicacionais e inter-relacionais dos formandos em estreita ligação com os requisitos do desempenho profissional de diálogo com diferentes públicos, com origens culturais e experiências diversas. O curso dirige-se a todos os guias intérpretes em turismo, profissionais ou voluntários, que exercem ou pretendam exercer a sua actividade na área da diocese de Lisboa. A conceção do plano curricular e da metodologia de ensino tem igualmente em conta a utilidade da formação para outros grupos que se interessem pelo estudo do património religioso, mas igualmente pela importância de o saber comunicar de forma rigorosa e apelativa, nomeadamente estudantes de História de Arte, de museologia e de património, ou de gestão de artes.
Para quem esteja interessado(a) os contatos são:
E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217214060
As candidaturas decorrem até 7 de Novembro de 2018.