Que livros são utilizados na Liturgia? Os livros litúrgicos apenas são editados por duas razões: ou por ter sido publicada uma nova edição típica latina, ou por se encontrar esgotada a edição anterior. Sempre que a Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos publica, em latim, uma nova edição típica de um livro litúrgico, seguem-se quatro intervenções: primeiro o texto é traduzido para a língua portuguesa; depois o texto é apresentado à Conferência Episcopal Portuguesa para que o examine e aprove; seguidamente o texto aprovado segue para a Congregação do Culto Divino, a fim de ser examinado e confirmado; e por fim o texto confirmado por Roma é editado pela Conferência Episcopal Portuguesa, por intermédio da Comissão Episcopal de Liturgia e do seu Secretariado.
MISSAL – é o livro usado pelo sacerdote na celebração eucarística. Contém todos os textos destinados ao presidente da celebração, bem como as respostas dos fiéis
LECCIONÁRIO – este livro contém as leituras para a celebração. São três: O Leccionário dominical – contém as leituras dos domingos e de algumas solenidades e festas. O Leccionário semanal – contém as leituras dos dias de semana. A primeira leitura e o salmo responsorial estão classificados por ano par e ímpar. E o Leccionário santoral – contém as leituras para as celebrações dos santos. Nele também constam as leituras para uso na administração de sacramentos e para diversas circunstâncias.
LIVRO DA ORAÇÃO DOS FIÉIS – é o livro que contém as orações universais.
EVANGELIÁRIO – é o livro que contém o texto do Evangelho para as celebrações dominicais e para as grandes solenidades; é cercado de grande veneração, sendo trazido em cortejo pelo Diácono, incensado antes da Leitura e beijado pelo Sacerdote depois da leitura do Evangelho.