A quem cabe fazer as leituras?
A 1º, 2º leituras e o Salmo podem ser confiados a leigos idóneos designados, desde que sejam realmente aptos para o desempenho desta função e se tenham cuidadosamente preparado, de tal modo que, pela escuta das leituras divinas, os fiéis desenvolvam no seu coração um afecto vivo pela Sagrada Escritura.
A capacidade para ler a palavra na liturgia vem do Baptismo e da Confirmação; no entanto, o convite para o fazer numa Missa específica, nasce da nomeação da hierarquia. O Prior há-de ter uma equipa responsável pela liturgia e neste grupo há-de haver alguém a quem cabe organizar os leitores.
O leitor deve ser escolhido entre aqueles que proferem de modo bem inteligível, que lêem com calma, adaptando a voz a cada género de leitura. Para isso o leitor tem de estar consciente da importância do ofício recebido e desenvolver o conhecimento e o amor da Sagrada Escritura, de modo a tornar-se um discípulo mais perfeito do Senhor.
Fazer uma leitura é um acto de grande responsabilidade e de consequências imprevisíveis. O leitor não pode defraudar a expectativa de tantas pessoas cheias de boa vontade, que estão na igreja interessadas em ouvir proclamar com alegria, entusiasmo e fé, a palavra do Senhor.
Lembremos a ordem dada pelo Bispo no rito litúrgico da instituição do leitor: “Como leitores que proclamam a palavra de Deus, ides prestar uma grande ajuda nesta missão. (…) Quando anunciardes aos outros a palavra de Deus, recebei-a vós também em docilidade ao Espirito Santo, meditai-a atentamente, para adquirirdes cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura e com a vossa vida, revelai o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.”