Quais são as leituras da Missa?
A Liturgia da Palavra, no decorrer das missas do ano, dá-nos uma visão de toda a História da Salvação, recordando quase toda a Bíblia. A estrutura desta parte da Missa compõe-se, desde o século IV, de três leituras nos Domingos e Solenidades, ao passo que durante a semana só há duas.

A Primeira Leitura, em geral, é tirada no Antigo Testamento, onde se encontra o passado remoto da História da Salvação. Esta leitura está intimamente ligada à temática do Evangelho, o próprio Jesus lembra-nos que Nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias. Santo Agostinho gostava de dizer que “No Antigo Testamento, está latente o Novo e no Novo está patente o Antigo”.

Salmo Responsorial é uma oração cantada, ou recitada, que nos ajuda a rezar e a meditar. Não pode ser substituído por outros cânticos. Um dos versículos do Salmo é utilizado para resposta da assembleia para melhor assimilação do conteúdo lido.

Segunda Leitura, em geral, é retirada do Novo Testamento, das Epístolas, dos Actos Apóstolos, ou do Apocalipse. As Epístolas são cartas dirigidas a uma comunidade e como tal a todos nós.

Se a Palavra do Senhor é luz para nossa inteligência, paz para o nosso Espírito e alegria para o nosso coração, não é demais lutar contra toda e qualquer distracção dentro e fora de nós neste momento. “De tudo o que sai da boca do SENHOR é que o homem viverá”! disse Jesus ao demónio quando foi tentado. Este emmeio é precioso, ele dá vida Eterna, não o desperdicemos!