O que significa o sinal da cruz feito sobre a testa, os lábios e o coração?
Muito mais que um mero gesto, é um forte convite que a Igreja faz, sublinhando a grande importância dada ao Evangelho uma verdadeira oração!
Se é um Diácono que vai proclamar o Evangelho, antes de se aproximar do ambão, inclina-se diante do Sacerdote para lhe pedir a bênção e o Sacerdote recita a seguinte oração: “Que o Senhor esteja no teu coração e nos teus lábios, para que tu anuncies dignamente o Seu Evangelho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Se é o Sacerdote quem proclama o Evangelho, ele reza silenciosamente, enquanto se persigna na fronte, nos lábios e sobre o coração pedindo: “Limpai o meu coração e os meus lábios, Deus omnipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”
Os leigos que assistem à Missa são convidados a fazer também esta tríplice persignação enquanto pedem a Deus silenciosamente: “Senhor que a Tua Palavra esteja na minha mente, nos meus lábios e no meu coração”.
É um gesto belíssimo e com profundas raízes bíblicas. Portanto, quando fazemos esse gesto na Missa, fazemos verdadeiramente uma oração profunda, que nos abre às palavras de Jesus Cristo. Sempre que ouvimos o Evangelho, Jesus bate às portas do nosso coração, esperando para entrar.
Ccomo não amar um amor assim?