Como preparar-me para participar bem da Missa? A preparação mais importante para os fiéis é a sua participação interior, por meio da qual prestamos atenção à Missa e elevamos nossos corações e mentes a Deus, em oração silenciosa e vocal. Mas como não somos seres angélicos e possuimos um corpo, este também tem de participar bem da Santa Missa, para tal há preceitos que não podemos negligênciar, pois em muito favorecem a nossa disposição para a acção do sacramento. Na eficácia do sacramento o homem não influi como causa, mas como receptor. Assim como o sol actua de forma diferente quando os seus raios caem no metal, ou no barro, porque são materiais diferentes, também a graça de Deus actua sobre todos aqueles que a pedem, mas aqueles que se abrirem mais à Sua acção, hão-de santificar-se mais que outros.
Assim é essencial ao Católico seguir estes preceitos para viver plenamente a Santa Missa: estar em estado de graça, guardar o jejum eucarístico e saber a Quem vai receber.

Para garantir o estado de graça tem de confessar validamente todos os seus pecados mortais ao Padre antes da Missa e ter sido formalmente absolvido por este. Santo Tomás resume a confissão vocal atribuindo-lhe as seguintes qualidades: a boa acusação é simples, humilde, pura, fiel, frequente, clara, discreta, voluntária, verecunda, íntegra, secreta, lacrimosa, pronta, forte, acusadora e disposta a obedecer.

O jejum eucarístico é deixar de receber qualquer alimento no estômago antes da Comunhão, em honra à Santíssima Eucaristia (os remédios são permitidos). O espírito do jejum eucarístico é o de receber a Santa Comunhão como primeiro alimento do dia, todavia a lei eclesiástica determina apenas 1 hora de jejum antes da Comunhão (CDC 919). Observar esta regra é sinal de máximo respeito de quem identifica a presença real de Cristo na Eucaristia; pois é a preparação física mais adequada para receber o Senhor.

Se tivermos consciência a Quem vamos receber, o Rei dos Reis, queremos obviamente ter outros cuidados acrescidos, como sejam:
Vestir-se com decência e modéstia. No lugar onde se renova de forma incruenta o sacrifício de Cristo na cruz, temos que nos vestir da melhor maneira possível, pela dignidade do lugar e do momento, e não para sobressair, ou para distrair os outros, ou pior ainda sendo motivo de pecado para os demais. Isso seria de uma extrema falta de caridade. Há não muitos anos atrás, todos tinham em reserva especial uma “roupinha de ver Deus”, que bom seria se este carinho pudesse ser recuperado…
Chegar cedo, inclusive antes da Missa começar, para nos prepararmos espiritualmente fazendo a nossa oração pessoal, cumprimentando amorosamente Nosso Senhor. Não se entra na igreja distraído, ao passar a porta o nosso primeiro gesto deverá ser o de procurar o sacrário. Haverá sempre uma luz vermelha acesa indicando o lugar em que o Santíssimo Sacramento está reservado. Façamos uma devota genuflexão e uma persignação, como sinal de adoração e respeito diante do Senhor. Se precisarmos de nos movimentar dentro da igreja, temos de o fazer com respeito, mesmo que a Missa não tenha ainda começado. Se tivermos de passar na frente do altar, faz-se uma reverência. Se cruzarmos na frente do Sacrário, ou se Nosso Senhor já estiver no altar, faz-se uma genuflexão simples (encostando o joelho direito no chão).
Observar o silêncio antes, durante e depois da celebração. Na igreja haverá pessoas a rezar, a preparar-se para a confissão, ou a confessar-se. Devemos por isso permanecer em silêncio por respeito ao momento dos outros com Deus, rezando também, ou preparando as leituras do dia. A Missa é um acto sagrado, o que implica o dever de desligar ou silenciar o telefone, (a vibração distrai-nos e tornar-nos dependentes). Se, por distracção, nos esquecemos de desligar o telefone e ele tocar durante a Missa, desliga-se imediatamente, nunca interrompendo a Missa para o atender. Se tivermos connosco crianças pequenas, devemos evitar que brinquem ou incomodem os outros; eduquemo-los a respeitar o lugar e o momento; assim, saberão a importância da Missa.
Jesus lembrou-nos: “Está escrito: A Minha casa será chamada de casa de oração”, não o esqueçamos nós que nos dizemos Cristãos.