O que são as vestes litúrgicas? O sacerdote tem umas vestes sagradas às quais se chamam paramentos. Ao vestir os paramentos por cima da sua roupa habitual, o sacerdote reza pedindo a Deus que santifique o seu coração, com o sangue do Cordeiro e assim purificado possa merecer gozar as alegrias eternas. Com este gesto, ele despoja-se daquilo que é e, não obstante as suas falhas e pecados, celebrará a Santa Missa na Pessoa de Cristo e o Sacramento terá toda a eficácia se for realizado validamente, pois o que confere ao ministro ordenado a graça do sinal sacramental não é a qualidade do emissor, nem a categoria do receptor, é o poder de Deus prometido. O Sacramento realiza a sua acção ex opere operato uma expressão teológica que significa “pela obra operada”, ou seja automaticamente.
As vestes obrigatórias do Sacerdote para a celebração da Santa Missa no Rito Latino Ordinário são:
Alva: é o manto branco, longo, que cobre todo do corpo do padre, lembrando a túnica de Jesus. A sua cor simboliza a pureza, a candura e a santidade de vida que deve ser apanágio do sacerdote. Idealmente é feita de linho, pois sendo uma fibra amarelada, só embranquecida à custa de muitos esforços e trabalhos, completa a simbologia.
Cíngulo: é um cordão comprido que se usa como cinto; serve para cingir à cintura a alva. O uso do cordão é tão antigo como a alva, lembra as cordas com que foi preso Jesus no horto, e com que o ataram à coluna, bem como os instrumentos da flagelação. Também simboliza a continência e castidade a que são obrigados os ministros do santuário.
Estola: é uma faixa vertical, separada da túnica, a qual desce do pescoço, com duas pontas na frente. A cor varia de acordo com a cor da casula. Representa a unção do poder sacerdotal como canta o salmista “É como óleo perfumado derramado sobre a cabeça, a escorrer pela barba, a barba de Aarão, a escorrer até à orla das suas vestes.” (Sl 133,2)
Casula Gótica: é uma veste solene, que pela sua forma arredondada simboliza o planeta visando elevar o Sacerdote do mundo terreno, ao mundo Espiritual. Normalmente tem um galão ou bordados, com imagens convenientes ao Mistério Litúrgico. É sempre usada pelo sacerdote que preside à celebração e tem a cor liturgica de acordo com o calendário liturgico e o tipo de Missa.

O que significam as cores litúrgicas? O altar, o tabernáculo, o ambão, a estola e a casula combinam todos com uma mesma cor, que varia ao longo do ano litúrgico. A cor usada num certo dia é válida para a Igreja em todo o mundo, manifestando a obediência ao mesmo calendário litúrgico e a sua unidade. As cores possuem um significado para a Igreja: elas visam manifestar externamente o caráter dos Mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.
As cores litúrgicas são sete:
Branco – usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas da Virgem Maria e dos Santos, excepto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza.
Vermelho – lembra o fogo do Espírito Santo, como tal é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue, como tal é a cor dos mártires e da Sexta-feira da Paixão e do Domingo de Ramos. É usada nas Missas de Crisma
Verde – usa-se nos Domingos normais e dias da semana do Tempo Comum. Está ligado ao crescimento, à esperança.
Roxo – usado no Advento e na Quaresma, porque lembra a noite, simboliza a penitência, a serenidade e a preparação, por isso é a cor usada nas Missas dos Fiéis Defuntos e para o Sacramento da penitência.
Preto – representa o luto da Igreja. Usava-se na celebração do Dia dos Fiéis Defuntos (mas actualmente não está em uso)
Azul – usado nas festas em honra de Nossa Senhora, Dia da Imaculada Conceição e outros dias Marianos.
Rosa – pode ser usado no 3º Domingo do Advento (Gaudete) e no 4º Domingo da Quaresma (Laetare). Simboliza a alegria, é uma breve pausa, um certo alívio no rigor da penitência da Quaresma e na preparação do Advento. Por isso hoje, Domingo Laetare, rezemos com toda Igreja:
Regina Caeli Laetare, Alleluia!
Quia quem meruisti portare, Alleluia,
Resurrexit sicut dixit, Alleluia.