Natal (O MAIS)

Estandartes: Salientamos o bom gosto do estandarte de anúncio do nascimento do Menino-Deus colocado na rua que dá acesso à Igreja de Bicesse. Um sinal de anúncio nesta quadra em que se questiona, cada vez mais, se a imagem do presépio é realmente asséptica e inofensiva.

Confissões: Houve muita afluência no respeitante à procura da celebração do sacramento da Penitência durante esta quadra de Natal. Este acorrer pela confissão é sinal de que as festas do Natal foram sem dúvida bem preparadas ao nível da nossa comunidade cristã.

Noite da Luz de Belém: A Luz de Belém que se estendeu a todas as igrejas da nossa paróquia, a partir da igreja Matriz de Alcabideche, constituiu uma celebração que congregou a nossa paróquia, transformando esta noite num momento de grande simbolismo natalício: “não há Natal sem Luz” (Papa Francisco).

Caridade: Muita foi a caridade suscitada pelas nossas árvores de Natal durante a quadra que está a terminar. As Conferencias Vicentinas da Paróquia agradecem a elevada generosidade de todos os paroquianos.

Natal (O MENOS)

Missa do Galo: As Missas da Noite respeitantes ao Nascimento do Senhor, mais conhecidas como Missas do Galo, normalmente celebradas às 24h00, parafraseando um conhecido clérigo “já foram”… Não estamos em crer que assim seja. Todavia, já não se nota nas nossas igrejas a aura de sonho de outros tempos, em que se acolhia na linda noite do Natal o Deus-Menino, o nosso Salvador. Esta anemia natalícia leva-nos a presumir que as famílias têm, cada vez mais, dificuldade em abandonar os acepipes natalícios das suas mesas.

Música Litúrgica. Temos a música litúrgica que é possível ter de acordo com as potencialidades de cada uma das nossas comunidades. Mas, nesta quadra festiva, é notória a cristalização dos reportórios musicais. Necessitamos, pois, de renovar as partituras musicais e acreditar que isto é possível. Já é muito bom o que temos? É, sem dúvida, mas podia ainda ser melhor. É que não há Natal sem música.

[divider height=”50″]