O Papa Francisco nomeou em 13 de Outubro de 2018 o cónego Daniel Henriques como Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Segundo a Santa Sé, o novo Bispo recebeu o título de “Acquae Tibilitane”. D. Daniel Batalha Henriques, de 52 anos, é membro do presbitério de Lisboa e era, atualmente, pároco das paróquias de Torres Vedras e Matacães e vigário da Vigararia de Torres Vedras. Natural da Paróquia de Santo Isidoro, em Mafra, entrou no Seminário de Almada, em 1982 e concluiu a sua formação no Seminário dos Olivais em 1989. Foi ordenado Sacerdote, pelo Cardeal D. António Ribeiro, em 1990, no Mosteiro dos Jerónimos. A primeira nomeação foi, em 1990, para membro da equipa formadora do Seminário de São Paulo, em Almada. Foi depois pároco da Ramada, Famões, Algés e Cruz Quebrada, e diretor do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa. O novo Bispo Auxiliar foi nomeado cónego do Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa, em Abril de 2011. A ordenação episcopal de D. Daniel Henriques vai ter lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no dia 25 de Novembro, Domingo de Cristo-Rei. Na sua saudação à Diocese de Lisboa o novo Bispo Auxiliar de Lisboa realçou a Paz e Alegria que vive neste momento e a sua felicidade pelo facto de estar na Diocese de onde é natural e onde nasceu e cresceu na fé e na Igreja. Realçou ainda a sua confiança na Providência que o capacitará uma vez que o escolheu. Evidenciou a sua união ao Sr. Patriarca e a todos os Bispos do Patriarcado de Lisboa por forma a poderem fazer face ao desafio que a implementação das diretivas das conclusões do Sínodo Diocesano lhes colocam. Quando lhe foi colocada a questão do seu lema episcopal, referindo a brevidade com que tudo isto vem acontecendo, referiu contudo um excerto do Salmo 87 que diz “todas as minhas fontes estão em Ti!” O texto da Samaritana poderá também ser um motivo premente para o seu lema.