«A Criação é um projeto do amor de Deus pela humanidade». Quem o afirma é o Papa Francisco na edição de setembro de O Vídeo do Papa. Recordando-nos que a «nossa solidariedade com a Casa Comum nasce da nossa fé», o Santo Padre sublinha o dever cristão de proteger os mares e os oceanos, espaços que «contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos».

O Papa chama a atenção de todos os católicos para que rezem com ele e ajam, pedindo para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para alcançar medidas de proteção dos oceanos. Francisco pede gestos concretos para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares e realça a necessidade de implementar uma «abordagem interdisciplinar» que tenha em conta a pessoa humana.

O Vídeo do Papa marca, também, o início do “Tempo da Criação” que se inicia com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a 1 de setembro, e se prolonga até 4 de outubro, dia de S. Francisco de Assis.

Durante este mês, a Rede Mundial de Oração do Papa sugere-lhe que se informe e implemente boas práticas ecológicas, como a separação do lixo, a diminuição dos desperdícios, o uso de materiais recicláveis, entre outras. Pedimos-lhe, também, para, em comunidade, refletir sobre possíveis ações de sensibilização para este tema, falando disso, por exemplo, na catequese e nos encontros de jovens.