Num comunicado divulgado recentemente pela Santa Sé, o Santo Padre pede aos fiéis de todo o mundo que orem à Santa Mãe de Deus e coloquem a Igreja sob o seu manto protetor, preservando-a dos ataques do maligno, o grande acusador. O Papa afirmou que apenas a oração pode derrotar o mal. Os grandes santos de todas as tradições aconselham, em momentos de turbulência espiritual, proteger-se sob o manto da Santa Mãe de Deus proferir a oração Sub tuum praesidium: «À Vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita».
O Santo Padre pediu ainda que a oração do terço fosse concluída com a oração escrita por Leão XIII: «São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demónio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas».
Por isso, a pedido do Santo Padre, a Rede Mundial de Oração lança, neste mês de Outubro, uma campanha especial de Oração para que os fiéis de todos os Continentes possam invocar Nossa Senhora e o Arcanjo Miguel, para que protejam a Igreja nestes tempos difíceis. Vivemos na Igreja situações de contínuas denúncias de abusos e divisões internas. O mal manifesta-se de diversos modos, complicando a missão de evangelização da Igreja, chegando até a desacreditá-la.

Outubro é um mês especialmente dedicado ao rosário. Aproveitemos este contexto e rezemos o terço todos os dias respondendo assim ao pedido feito com veemência pela própria Santíssima Virgem nas suas aparições em Fátima e agora reforçado pelo Papa Francisco.