APROXIMAR A IGREJA DAS PESSOAS
PARA APROXIMAR AS PESSOAS DA IGREJA

Como resultado dum processo de partilha e de auscultação do Grupo de Dinamização Pastoral e do Conselho Pastoral, a Paróquia definiu um plano de dinamização pastoral para três anos – 2020 / 2023, tendo como ideia unificadora e mobilizadora: aproximar a Igreja das pessoas para aproximar as pessoas da Igreja. Iniciamos a reflexão de alguns pontos a ter em conta na prossecução deste objectivo.

1. PERTENÇA À COMUNIDADE
Não há cristianismo sem pertença a uma comunidade concreta, definida. “A Igreja ocupa um lugar central no percurso da fé. Ela é o lugar em que o cristão exprime a sua fé, a comunidade onde a sua vida toma sentido, a experiência de uma comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs, o ponto de partida da sua missão no mundo” (Charles-Marie Guillet, A IGREJA, comunidade de testemunhas mergulhadas na história, Ed. Paulistas, pg 5).
Seremos protagonistas deste movimento de aproximação da Igreja às pessoas na medida em que dermos testemunho da experiência eclesial numa comunidade concreta ao nível da oração, da liturgia, da escuta da Palavra e da solidariedade.
Para que possamos dizer que esta ou aquela é a nossa comunidade cristã teremos que tomar consciência dos direitos e deveres que isso significa. Sem sermos exaustivos, podemos enunciar alguns: Sentido de pertença, presença assídua, participação activa, formação da fé, disponibilização dos talentos, atitude de serviço, participação na missão da Igreja dentro (da comunidade) e fora (no meio do mundo).
Continua no próximo Boletim