Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência – a Quaresma – em preparação para a celebração da Páscoa. É a Quarta-feira de Cinzas. Neste dia, após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão.
No gesto de imposição das cinzas o sacerdote diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus.
As cinzas usadas resultam dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, participarão também da vida que ressurge das cinzas.
Na nossa Paróquia, os horários da Missa de Quarta-feira de cinzas serão:
* Cruz Vermelha: 18h00
*Janes: 18h00