No próximo dia 17 de Agosto, no mosteiro do Sagrado Coração de Jesus, na Amoreira, haverá Missa solene às 8 horas com a veneração das relíquias da Santa fundadora desta congregação de vida contemplativa.
Beatriz da Silva e Menezes nasceu no ano de 1424 em Celta, quando esta cidade pertencia a Portugal. Desde cedo Beatriz foi preparada para a vida na Corte. Além da formação humana, os primeiros 21 anos de sua vida ela os passou entregue à devoção e às obras de caridade. Visitava frequentemente Jesus Sacramentado na Igreja Matriz e desde pequenina Nossa Senhora era seu exemplo a seguir.
Ingressou no Convento de São Domingos o Real, de Toledo. Ali viveu como monja, sem professar, preparando-se, e a um pequeno grupo de companheiras, para ingressar na nova Ordem que Nossa Senhora a designara fundar. Sua vida era verdadeiramente exemplar: dos bens que possuía reservava uma modesta parte para si, usando todo o resto em esmolas e outras obras de piedade.
No ano de 1484, a Virgem Santíssima julgou que, após longos anos vividos na obscuridade do claustro, ela estava pronta para executar sua obra: deu-lhe a ordem longamente esperada e um período de intensa atividade se iniciou.
Em 30 de abril de 1489, o Papa Inocêncio VIII expediu a bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Concepcionistas. A Bula foi levada solenemente da Catedral de Toledo até o Mosteiro de Santa Fé.
Santa Beatriz recomendava às suas religiosas grande pureza de coração, amor a Jesus e uma particular devoção a Imaculada Conceição: “Considerem as Irmãs atentamente que sobretudo devem desejar ter o Espírito do Senhor e a sua santa atuação, com pureza de coração e oração devota; purificar dos desejos terrenos e das vaidades do século a consciência; e tornar-se um só espírito com Cristo seu Esposo, pelo amor”.
excertos retirados do blog Heroínas da Cristandade
A paróquia está convidada a unir-se em oração às nossas irmãs concepcionistas.
[divider height=”40″]