A Via-Sacra – exercício espiritual típico do Tempo Litúrgico da Quaresma –, será celebrada nos nossos centros de culto nos seguintes horários às sextas-feiras:

• Bicesse, 6.ª feira: 19h00
  • Matriz, 6ª feira: 18h30
  • Alvide, 5.ª feira: 9h30
  • Cruz Vermelha, 4.ª feira: 18h30
  • Malveira, 6.ª feira: 21h00

A Via Sacra, ou caminho da cruz, é o trajecto seguido por Jesus, do Pretório até o Calvário. A sua celebração consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão de Jesus Cristo.

Esta reflexão é baseada nas tradicionais quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa a face de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz