Temos consciência de que a oportunidade de evangelização, de anúncio na visita Pascal às casas da paróquia é providencial, imensa.
A celebração de há dois anos, na paróquia de Alcabideche, foi a prova de que este momento se transformou num tempo de salvação, de encontro com a vida nova que provém da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todavia, parafraseando o evangelho, ninguém está disposto a ir para uma tarefa sem estar munido de meios para o seu bom desempenho. Ou por outra, adotando o adágio popular “sem ovos não é possível a feitura de omeletes”.
A nossa realidade paroquial ao distender-se por oito centros de culto implica a celebração deste anúncio Pascal em diversos dias, implicando a disponibilidade de vários sacerdotes. Somos poucos para tamanha tarefa, é uma realidade. Possivelmente, dentro de quatro anos com a ordenação de dois diáconos para a vida pastoral da paróquia teremos outra capacidade de resposta para esta missão de anúncio para o exercício do designado “compasso”, tal como é chamado por terras do Norte do país.
Não descuramos, no entanto, nesse horizonte pastoral próximo a vontade de tornar possível a celebração da Visita Pascal, por ser um momento de proveitosa evangelização, de alegria e de anúncio.