Qual é preparação necessária ao Leitor?
A Palavra de Deus na celebração litúrgica deve ser proclamada com simplicidade e autenticidade.
O leitor deve proclamar a Palavra sem artifícios inúteis, pois uma regra importante para a dignidade da liturgia é a da verdade do sinal.
Para isso a formação do leitor é fundamental.

A formação bíblico-litúrgica – O leitor deve ter um bom conhecimento da Bíblia, da sua estrutura, composição, dos seus principais géneros literários (histórico, poético, profético, sapiencial, etc.).
Quem vai ler na Missa precisa de estar consciente de que tipo de texto vai proclamar. É igualmente indispensável ter preparação litúrgica, distinguindo os ritos e suas partes.

A preparação técnica – O leitor deve saber como subir ao presbitério, como se posicionar no ambão, como usar o leccionário, como pronunciar os diversos termos bíblicos, de que maneira proclamar os textos, evitando uma leitura apagada, ou enfática demais. O cuidado com a aparência física e com os gestos pressupõem que a sua vida pública é conforme os mandamentos de Deus e as leis da Igreja.

A formação espiritual – A Igreja não contrata actores para anunciar a Palavra de Deus, mas confia este ministério aos seus fiéis, porque todo o serviço à Igreja deve proceder da fé. O leitor, portanto, precisa dispor-se a cuidar da vida interior da Graça, pois somente ela lhe pode tocar o coração e proporcionar o acto de fé que o leva a pronunciar adequadamente o seu conteúdo. O povo cristão é edificado não só pela eficácia inerente da Palavra, mas também ao ver no leitor uma testemunha confessa do que proclama.

Ler na Missa é um serviço em prol da assembleia litúrgica, não um direito pessoal, por isso a preparação deve ser permanente, para que os costumes não prejudiquem a eficácia da liturgia.

E se no final de uma boa leitura, quando o leitor disser: “Esta é a Palavra do Senhor”, que é uma aclamação repleta de assombro pelo Verbum Domini, não uma mera constatação, despertar um “Graças a Deus” da assembleia, como resposta agradecida por aquela Palavra e por ter sido tão bem aclamada, Deo Gratias!