Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.

Palavra da salvação.

 

—Reflexão

 A fé permite-nos  ver o que está oculto ou invisível a olho nu. A fé faz-nos provar antecipadamente a luz da glória de Deus quando o virmos face a face (1 Coríntios 13:12; 1 João 3: 2). Podemos imaginar esse momento com o relato do Evangelho de hoje: O rosto de Jesus mudou de aparência e suas roupas tornaram-se brancas e deslumbrantes (Marcos 9: 2,3). Jesus apareceu em glória com Moisés, o grande legislador de Israel, e com Elias, o maior dos profetas, na presença de Pedro, Tiago e João.

Qual é o significado desta aparência misteriosa? Jesus foi para a montanha sabendo muito bem o que o esperava em Jerusalém – sua traição, rejeição e crucificação… Deus Pai apareceu e confirmou a glória de seu Filho: “Este é meu Filho amado; escutai-o.” O Pai glorificou-O seu Filho porque ele obedeceu.

Jesus teve sucesso na sua missão porque foi voluntariamente ao Calvário (onde ofereceu a sua vida por nós na cruz), para que o paraíso (a nossa verdadeira morada com Deus) nos fosse restaurado mais uma vez. Ele abraçou a cruz para obter a coroa de glória que espera cada um de nós. Se esperamos participar plenamente de sua glória, também devemos segui-lo no caminho da cruz – morrendo para o pecado e abraçando sua vontade para nossas vidas. Este é o único caminho verdadeiro que leva à paz e alegria eternas com Deus.

Jesus  mostra-nos o nosso caminho para a glória do Pai: seguindo-o e obedecendo à sua Palavra que nos conduz à nossa transfiguração.

 

— Oração

Ó Deus nosso bom Pai, fortalecei-nos na obediência da fé, para que sigamos em tudo as pegadas do vosso Filho e sejamos com Ele transfigurados na luz da Vossa glória.

 

 

Pe. Abílio Nunes, Salesiano