Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».

 

— REFLEXÃO

Nesta passagem do Evangelho(Lc 6,36,38) Jesus lança um convite revolucionário: Amar incondicionalmente qualquer ser humano como a um irmão, até mesmo quando ele dá provas de ser um inimigo. Jesus apresenta os motivos: somos irmãos porque temos um único Pai, que sempre se interessa pelos seus filhos. Ele é um Deus misericordioso:  Ele dá preferência a quem se encontra à margem do caminho, excluído e rejeitado. Sendo filhos desse Deus, podemos nos assemelhar a Ele naquilo que o caracteriza: o amor, e o acolhimento “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”

Não tem valor o Pai Nosso que rezamos diariamente se o nosso coração não aceitar o que os nossos lábios pronunciam … ”Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Tal atitude parece difícil mas não é impossível. Os homens vivem em crescente hostilidade de suspeita mútua, de medo muito medo … Os crimes estão globalizados. Mas no meio desta geração má e perversa São Paulo lembra-nos: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos pelos nossos pecados, deu-nos a vida por Cristo”.

Nós cristãos podemos com ajuda da oração reconstruir os laços feridos ou rompidos na família, no próprio trabalho, na comunidade paroquial. Podemos corajosamente pedir perdão manifestando assim a nossa dignidade e coerência de sermos cristãos. Assim, a graça de Deus habitará dentro de nós, e sentiremos a presença de Deus no intimo do nosso coração acolhemos quem não gostamos, não concordamos e nos maltrata…

Deus faz nova todas as coisas pela força da misericórdia e do perdão.

 

— Oração
Bendizemos-te, Senhor, porque nos amas e perdoas. Não nos tratas como merecem os nossos pecados. Ensinai-nos a ser indulgentes como Vós.

 

Pe. Abílio Nunes, Salesiano