Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum.

— Reflexão

Encontramos nesta passagem três afirmações capitais como são: que se deve comer a carne do Filho do homem e beber o seu sangue, que se não se comunga não se pode ter vida; e que esta vida é a vida eterna e é a condição para a ressurreição (cf. Jo 6,53.58)

“Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”(Jo 6,52)

Os Judeus não entenderam a dimensão espiritual das palavras de Jesus pois os seus olhos estavam fechados e os corações endurecidos. Precisamos de entender o filamento de amor do grande Deus que se torna homem para se fazer pequeno num pedaço de pão e nos ajudar a  vencer as dificuldades da Vida.

Em cada celebração Eucarística comungamos o corpo sangue alma e divindade Ele vem de encontro à nossa história às nossas fraquezas Abramos os olhos da Fé ao receber este maná celestial para entender que Jesus nos ama e que na meditação desta palavra se encontre a força para nossa vida  e Deus não nos deixa faltar nada principalmente o amor que nos une e que nos leva a salvação.

“Testamento do amor de Cristo para a realização da caridade fraterna” O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Uma vez que há um só pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” ( 1 Cor 10, 16-17).

A Igreja faz a Eucaristia, e a Eucaristia faz a Igreja.

— Oração

Cristo, dá-nos fome do pão da vida que sois vós e saciai-nos abundantemente com o vosso corpo e sangue imolados, que dão vida eterna e comunhão contigo e com os irmãos.
Fazei que sejamos generosos em servir os mais pobres e estejamos dispostos a partilhar tudo o que temos com os nossos irmão mais necessitados, como vós fizeste.

— Canto de Meditação

Ó verdadeiro corpo do Senhor