JAM - Juventude Alegria de Maria

A Juventude Alegria de Maria (JAM) é um movimento Mariano criado a 13 de Setembro de 1978 na comunidade de Alvide, e que tem como lema, dar alegria a Nossa Senhora evitando o pecado e fazendo o bem.

O nosso símbolo, um lírio branco com estiletes amarelos dentro de um círculo azul, é pleno de significado. O círculo azul simboliza o sol, o universo e o céu. Como Cristo é o sol da vida cristã, assim também cada membro da JAM deve ser um raio solar, transportando consigo a luz do Evangelho e o amor que vai buscar aos Sacramentos para partilhar com os outros. O lírio branco, símbolo de pureza, é constituído por três pétalas: uma ao centro, na vertical, aponta para cima indicando o caminho a seguir, a adoração e amor a Deus sobre todas as coisas; e duas pétalas na horizontal apontam o amor aos irmãos, situadas abaixo da pétala central, para evocar a humildade mariana e a obediência à hierarquia da Igreja. O amarelo dos estiletes, que contém o pólen, significa a vontade de evangelizar. Vontade de evangelizar essa que deu frutos ao longo dos anos com o nascimento de vários outros núcleos por todo o país, tornando o nosso movimento, um movimento nacional.

Anualmente temos dois encontros “oficiais” a nível nacional, onde todos os núcleos participam. Um retiro espiritual de 3 dias, intitulado de Páscoa Jovem, por ser pela altura da Páscoa, e uma peregrinação ao Santuário de Fátima. O nosso retiro, a Páscoa Jovem, sendo todos os anos diferente, tem momentos que se repetem, sem nunca serem iguais. É o caso da nossa Vigília de Oração, e o momento Mariano, onde cada um de nós se compromete, perante a nossa rainha e mãe, Maria, tendo como testemunhas todos outros elementos JAMistas a ser parte integrante do movimento, fazendo da sua vida um exemplo para os outros jovens, dando alegria a Nossa Senhora, evitando o pecado e fazendo o bem. São sem dúvida dois momentos únicos na vida de um JAMista.

Mas a JAM, não existe só para si. Grande parte do nosso trabalho é nas nossas comunidades e para as nossas comunidades. Por exemplo, no núcleo de Alvide organizamos campanhas de recolha de alimentos, animamos as Eucaristias Dominicais, no primeiro Domingo de cada mês animamos as Eucaristias do Estabelecimento Prisional de Tires, organizamos festas para a nossa comunidade, em Outubro organizamos e orientamos a procissão em honra a Nossa Senhora pelas ruas de Alvide, enfim, dentro das nossas limitações com muito amor e dedicação fazemos tudo o que nos é possível em prol da nossa comunidade.
A nível interno, reunimo-nos uma vez por semana, ao Domingo, logo depois da Eucaristia, onde debatemos os mais variados temas, sejam eles relacionados com a Igreja, ou relacionados com a nossa sociedade, tentando com isso formar os jovens na fé e ajudá-los a crescer na nossa sociedade.