Sacramento do Baptismo

O que é o Sacramento do Baptismo?

O Batismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da Nova Lei que Cristo confiou à Igreja quando disse aos apóstolos:

“Ide e ensinai todos os povos, baptizando-os …”

(Mt. 28, 19).

O Batismo é o sacramento pelo qual os indivíduos se tornam membros do Corpo de Cristo que é a Igreja.

• É o sacramento da fé, da adesão incondicional à pessoa de Cristo;
      • É o sacramento do testemunho que compromete no anúncio do Evangelho pela vida e pela palavra oportuna;
      • É o sacramento da comunidade de fé, de esperança e de serviço.

Quem pode receber o Baptismo?
Qualquer pessoa pode e deve receber este Sacramento.

O procedimento descrito nas próximas perguntas e respostas destina-se a todas as crianças que ainda não tenham 7 anos de idade.

Para estes, o Baptismo é pedido pelos pais que se comprometem a educa-las na fé da Igreja.

Para todos os maiores de 7 anos de idade deverá entrar em contacto com o cartório paroquial.

Quais os prazos para abertura do processo?
Deverá dar início ao processo, no Cartório Paroquial, 60 a 40 dias antes do Batismo.
Que datas posso escolher?
Os pais podem propor uma data para o Baptismo, em sintonia com o Cartório Paroquial.

Todas as marcações devem ser feitas presencialmente e não se fazem pré-reservas de datas. A marcação será confirmada na entrega da documentação e pagamento dos custos associados.

Quem celebra o Baptismo?
A celebração do Batismo, normalmente é presidida pelo Pároco.

Outros ministros ordenados poderão igualmente presidir à cerimónia com autorização prévia do pároco.

Onde é celebrado o Baptismo?
Geralmente os Batismos são celebrados na Igreja Paroquial de Alcabideche.

Contudo, pode ser celebrado noutra Igreja Paroquial ou Capela com a devida autorização.

É preciso frequentar o Curso de Preparação para o Batismo (CPB)?
Sim.

O curso é obrigatório para Pais e Padrinhos/Testemunhas por ser um passo importante na preparação católica deste sacramento.

Os Pais devem informar-se sobre as datas do CPB na paróquia de Alcabideche.

Realizando-o noutra paróquia, os Pais terão de entregar atempadamente um certificado de participação no CPB.

Que documentos são necessários?

– Impresso de Inscrição preenchido e assinado (descarregar aqui);
– Cópia da Certidão/Assento de nascimento da criança (Registo Civil);
– Documento de Transferência de Batismo (se residir noutra Paróquia);

Que veste Batismal e Vela posso escolher?
A veste batismal deve ser branca.
O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza.

Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do batismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do Batismo, e quando lhes for indicado.

Existe ainda o costume de trazer uma concha para o Batismo, este símbolo é facultativo.

Quem pode ser padrinho?
Para o Batismo, os padrinhos não são imprescindíveis.

Para alguém ter a capacidade de ser padrinho requer-se que observe as disposições dos cânones no 892 e no 893 (Código de Direito Canónico), e cumprir os requisitos impostos pelo cânone no 873 e 874, a saber:

– Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha;
– O padrinho/madrinha não seja o pai ou a mãe da criança;
– Tenha completado dezasseis anos de idade;
– Seja católico, batizado, tenha recebido a Santíssima Eucaristia e seja Crismado;
– Leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar (casados apenas pelo civil ou em união de facto não podem ser padrinhos / madrinhas);
– Não esteja abrangido por nenhuma pena canónica;
– Entregar o comprovativo de crisma dos padrinhos;
– Certidão de Crisma ou Certidão de Batismo com o averbamento do Crisma (tendo sido em Alcabideche, não será necessário entregar).

Se a criança não tem padrinhos, pode ter duas testemunhas (baptizadas) que assinem e assistam ao Batismo.

Posso decorar a igreja?

Se os pais desejarem uma decoração especial da Igreja, devem combinar com o/a zelador/a da Igreja/Capela como organizar o arranjo das flores e a decoração.

No fim da cerimónia devem prover para que tudo fique ordenado e limpo.

Posso ter fotógrafo?

Os pais podem escolher o fotógrafo que desejam, contudo, este deve obedecer às normas estabelecidas no protocolo assinado entre o Patriarcado de Lisboa e a Associação dos Fotógrafos Profissionais.

Quando são feitas as assinaturas?
No fim da celebração são realizadas as assinaturas pelos pais, padrinhos ou testemunhas. Nesse momento será entregue a Cédula de Vida Cristã da criança.
Que custos vou ter?
A organização do processo de Batismo tem alguns custos associados, e variam consoante diferentes situações: lugar do Batismo, pedidos de transferência do processo, abertura do processo, uso da Igreja, etc.

Para tal, existe uma tabela própria de emolumentos (pode-se consultar no cartório).

Devo fazer um donativo à Igreja?
Os padrinhos e testemunhas, como é costume, poderão fazer uma oferta à Paróquia de Alcabideche.

Este donativo destina-se a apoiar nas obras de apostolado e caridade desta comunidade.

Não encontrei resposta o que faço?

As eventuais dúvidas ou pedidos de informação devem ser apresentados preferencialmente no cartório da paróquia, de modo a obter a resposta mais adequada.

Clique aqui para conhecer as normas em vigor no Patriarcado de Lisboa sobre a celebração dos Batismos