Equipa Sacerdotal

Pe. Juan Freitas, sdb – Pároco moderador
Nasceu a 02 de outubro de 1980 e é Sacerdote Salesiano. Ingressou na Congregação Salesiana no dia 08 de setembro de 1999 e foi ordenado presbítero na Sé do Funchal no dia 13 de Junho de 2008. No seu percurso pastoral, passou pelas casas salesianas de Poiares da Régua, Estoril e Manique onde foi sempre coordenador Pastoral e Professor. Desde 2013 é o responsável da Animação vocacional dos Salesianos. Em Setembro de 2020 tomou posse como pároco moderador da Paróquia de Alcabideche.
Pe. Manuel Mendes, sdb – Pároco

Nasceu a 01 de janeiro de 1960 e é Sacerdote de D. Bosco desde 23 de Junho de 1991. No seu percurso pastoral, passou pelas casas salesianas de Vila do Conde, Lar da Paz, Mirandela e Salesianos do Porto, exercendo a missão Salesiana entre os jovens nomeadamente como Coordenador de Pastoral, Diretor, Pároco, responsável de Centro Juvenil, Professor e Diretor Pedagógico. Recentemente foi vice-diretor dos Salesianos do Porto, estando desde 2017 nos Salesianos de Manique como Diretor da Obra.
Em Janeiro 2020 tomou posse como Administrador Paroquial e em Setembro de 2020 tomou posse como pároco in solidum da Paróquia de Alcabideche.

Pe. Luís Fialho – Pároco Emérito – Jubilado

Pe. Luis foi Prior da Paróquia de Alcabideche de 02/09/1973 até 27/09/2015. Nascido a 3 de Abril de 1934, foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1960. Passou pelas pároquias de Ulme,Chouto e Vale de Cavalos de 1960 a 1967 e Atourguia da Baleia e Serra El’Rei de 1967 a 1973. Colabora desde 27 de Setembro de 2015 na paróquia de Alcabideche.

Dc. António Hipólito
António Manuel Lopes Hipólito nasceu em 15 de Outubro de 1958 no conselho de Almeirim.
Em 1977 veio para Alcoitão estudar fisioterapia e, terminado o curso em 1981, começou a exercer desde então essa profissão.
Casado, pai de duas filhas e avô de duas netas e um neto, vem desde essa altura residindo em Alcoitão onde desde logo começou a acompanhar a Capela do Hospital e onde colaborou na catequese e na Eucaristia dominical.
Deslocado para Alcabideche começou a colaborar particularmente na equipa C.P.B.
É guia de peregrinos a Fátima desde 2008 e desafiado a servir o povo de Deus como Diácono Permanente fez a formação no Seminário dos Olivais.
Ordenado em 12/09/2021 no Mosteiro dos Jerónimos por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, foi por ele nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia de Alcabideche em 30 de setembro de 2021.
Dc. Samuel Noronha Sanches

Samuel Peres de Noronha Sanches nasceu a 7 de Janeiro de 1958, no seio de uma família católica. Estudou 9 anos num colégio de Jesuítas, onde evoluiu na sua formação cristã. Fez os primeiros 3 anos de Engenharia na Academia Militar e concluiu a licenciatura em Engenharia Civil no IST em 1981. Tornou-se empresário na atividade de promoção e construção imobiliária, e mais recentemente também na agricultura. Casou-se em 1983, é Pai de 4 filhos e avô de 7 netos, e pertence desde 1984 às Equipas de Casais de Nossa Senhora, Movimento este onde assumiu diversas responsabilidades no seio do Movimento. Foi Cursilhista; acompanha diversas peregrinações a Medjugorje; apoia a Comunidade ‘Cenacolo’ em Portugal que reabilita jovens de Esperança perdida; e mais recentemente acompanha os irmãos dos retiros de Emaús em Portugal. Foi convidado para diácono em 2015 para servir a paróquia de Alcabideche, onde já colaborava nos cursos de preparação para o Batismo (CPB). Em 2016 entrou no seminário dos Olivais, onde fez um caminho de discernimento vocacional, e aí recebeu a formação respetiva na área da teologia e da pastoral, a qual concluiu em 2021. Neste mesmo ano foi ordenado Diácono, a 12 de Setembro, pelo Senhor Cardeal-Patriarca, Dom Manuel Clemente, no mosteiro dos Jerónimos. Passou pela paróquia de São João de Deus no seu primeiro ano de ministério, e em 2022 regressou a Alcabideche, mais próximo da sua residência.

Pe. Silvio Faria, sdb
Pe. Aníbal Afonso, sdb
Salesiano, da Comunidade de Manique. Colaborador na nossa Pároquia nas confissões.
Pe. David Bernardo, sdb
Pe. Ramiro Pereira Galhispo, sdb
Salesiano, da Comunidade de Manique. Colaborador na nossa Pároquia nas Confissões.
Pe. Rafael Bonaparte, sdb
Pe. Ronaldo Pereia, sdb