Sacramento da Reconciliação

«Disse-lhe então Jesus: “Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.”»(Jo 8,11)
O Sacramento da Reconciliação, ou da Penitência, é assim chamado porque nos reconcilia não só com Deus, mas também connosco mesmos. É o sacramento pelo qual recebemos o perdão espiritual de Deus pelos pecados cometidos, a reparação das nossas culpas, constituindo uma revelação, por excelência, do amor misericordioso de Deus.

Graças ao amor misericordioso de Deus não há pecado que não possa por Ele ser perdoado, nem pecador que seja posto de lado. Todas as pessoas que se arrependem serão recebidas por Jesus Cristo, com perdão e imenso amor. O poder de perdoar os pecados foi dado por Jesus aos Apóstolos: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.» (Jo 20,22-23)
Antes de se aproximar do sacerdote, deve guardar guardar algum tempo de silêncio para fazer o seu exame de consciência e despertar a verdadeira contrição dos pecados.

Aqui encontra algumas questões que podem ajudar a essa reflexão:  Exame de Consciência

Igreja Matriz de Alcabideche, de 3ª a 6ª feira, às 18h30
Igreja de Alvide, Sábados às 17h00
Salesianos de Manique, todos os dias excepto 4ªs feiras e Domingos, das 16h30 às 18h30