Adoração ao Santíssimo Sacramento

Voltando para junto dos discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Nem sequer pudeste orar uma hora comigo! ?” (S. Mateus 26, 40)

No monte das Oliveiras, Jesus encontrava-se em agonia. Era chegado o momento de dar a Sua vida pela salvação dos homens. Levou os seus discípulos e chegou a um lugar chamado Getsémani e disse-lhes: «Sentai-vos aqui, enquanto Eu vou além orar.». Levou consigo mais adiante Pedro, Tiago e João e começou a entristecer-se e a angustiar-se e a estes amigos mais íntimos fez um rogo especial: «A minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e orai comigo.». Jesus apelou à sua compaixão e pediu-lhes que dedicassem aquele momento a fazer-Lhe companhia a reparar e a combater a hora do mal.

A oração pessoal diante da exposição do Santíssimo Sacramento, consiste em acompanhar com o coração o Senhor nos seus últimos momentos, procurando acercar-se do Seu amor por nós.
É o momento para agradecer a Jesus o Seu sacrifício e corresponder a este amor tão sublime. Ele é a fonte sobrenatural de todo o amor e de toda a graça.
Estar na presença do Senhor gera uma amizade íntima com Ele que nos entusiasma para viver. É preciso conhecer mais Jesus Cristo, saber mais sobre Ele; e para isso, o trato pessoal com Jesus é fundamental. Na adoração, Jesus convida-nos a aproximarmo-nos Dele. Ele está presente e entrega-Se a nós. Entreguemo-nos também a Ele, numa conversa sobre as nossas coisas e experimentemos a bênção da Sua amizade.

Essa hora de adoração pode ser oferecida por várias intenções. Não existe um roteiro estabelecido pela Igreja para fazer a adoração ao Santíssimo Sacramento, cada um deve seguir o seu coração nesse momento. Por isso o silêncio interior e o recolhimento para estar na presença de Deus são essenciais, pois só eles nos permitirão fazer o acto de fé que nos leva a consciencializar a presença de Deus.

A Igreja Católica, como Mãe e Mestra propõe algumas devoções especialmente válidas que pode encontrar aqui. Todavia ensina-nos que é de grande proveito espiritual simplesmente estar na presença do Senhor e fazer-lhe companhia. Na adoração eucarística, o mais importante é deixar-se amar e abraçar pelo Senhor, entrar na Sua intimidade.

Como podemos ficar indiferentes a esta agonia de paixão do Senhor por nós, ouvindo-O dizer “Nem sequer pudeste orar uma hora comigo?”…

Venha corresponder a este Amor e participe na Adoração ao Santíssimo Sacramento exposto nas igrejas da nossa Paróquia nestes dias:

Cruz Vermelha: primeiras 4º feira do mês (17h00)
Alcabideche: primeiras 6º feira do mês (17h00)