Funerais

Exequias e Funerais

A liturgia cristã dos funerais é uma celebração do mistério pascal de Cristo.
Nas Exéquias, a Igreja pede que os seus filhos, incorporados pelo Batismo em Cristo morto e ressuscitado, com Ele passem da morte à vida e, devidamente purificados na alma, sejam associados aos santos e eleitos no Céu, enquanto o corpo aguarda a bem-aventurada esperança da vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos.

Ao celebrar as Exéquias dos seus irmãos, procurem os cristãos afirmar sem reservas a esperança na vida eterna.
Por isso, a Igreja oferece pelos defuntos o Sacrifício Eucarístico, memorial da Páscoa de Cristo, eleva orações e faz sufrágios por eles, para que, pela comunhão de todos os membros de Cristo, todos aproveitem os frutos desta liturgia: auxílio espiritual para os defuntos, consolação e esperança para os que choram a morte.

Evitando as formas de exibicionismo vão, é justo que se dê a devida honra aos corpos dos fiéis defuntos, que pelo Baptismo se tornaram templo do Espírito Santo; convém, portanto, que, ao menos nos momentos mais significativos entre a morte e a sepultura, se afirme a fé na vida eterna e se façam orações de sufrágio.

Àqueles que tiverem optado pela cremação do próprio cadáver a celebração das Exéquias cristãs, é feita na Capela mortuária paroquial. Recorde-se porém a indicação de sepultar as cinzas.

A paróquia de Alcabideche dispõe de 8 capelas mortuárias que estão ao serviço de toda a comunidade.
Nos dias e horas acordados com a família, serão realizadas as exéquias com missa ou celebração da Palavra.

Segundo normas do Patriarcado a celebração das exéquias Católicas serão reservadas às Capelas paroquiais para o efeito. Sendo estas proibidas em estabelecimentos privados.

Habitualmente são as agências funerárias que fazem a ponte entre a paróquia e os familiares dos defuntos. A pessoa de referência e contacto para a marcação dos funerárias poderá ser contactada por telefone: 965277345 ou 917162904.

A marcação de Missas de sétimo dia, missa de mês, novenários, trintários gregorianos poderá ser feita através do Cartório: 215961506.

O funeral cristão na nossa paróquia

Na ocasião dolorosa da partida dos seus entes queridos, não pode a paróquia deixar de estar presente à vidas das pessoas enlutadas. Assim a paróquia tem diversos serviços e formas diversas de se fazer presente nesta situação difícil. Se for caso disso, não hesitem em contactar o Cartório Paroquial para qualquer situação necessária.

Deixamos, por isso, algumas indicações que podem ser úteis nestas circunstâncias:
I. As exéquias são celebradas nas Igrejas e Capelas da Paróquia, pelos párocos ou alguém autorizado por estes.
II. Para organizar a celebração das exéquias as famílias dos(as) defuntos(as) devem contactar o agente funerário que dará todas as indicações e articulará todas as celebrações exequiais com o cartório paroquial.
III. A marcação de Eucaristias ou outras celebrações pelo defunto(a) devem ser marcadas no Cartório Paroquial. A gratificação do serviço religioso na paróquia deve ser feito somente no Cartório Paroquial.

NOTA: Para mais informações contactar o Cartório Paroquial.

Igreja Matriz de Alcabideche

• Acessibilidade facilitada;
  • Espaço convertivel com divisória central o que permite a realização de um ou dois funerais em simultâneo;
  • Ar condicionado;
  • Espaços exteriores ajardinados.
Localização: Largo de São Vicente – Alcabideche

Capela Nª Srª da Assunção

Malveira da Serra

• Espaços exteriores ajardinados;
Localização: Av. Nª Srª da Assunção, 1142, Malveira – Alcabideche

Capela de Nª Srª de Fátima

Alvide

• Acessibilidade facilitada;
  • Espaços exteriores ajardinados.
Localização: Rua Capitão Rei Vilar, 171, Alcabideche

Igreja Sagrado Coração de Jesus