Sacramento do Crisma

O Sacramento do Crisma (ou Confirmação) tem por finalidade vincular os fiéis “mais fortemente à Igreja, enriquecidos pela força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras” ( CIC 1285).

A ação do Espírito em Pentecostes ajuda-nos a compreender o Crisma, pois os Apóstolos que estavam fechados no cenáculo, com medo, a partir do derramamento do Espírito Santo saem para testemunhar até ao derramamento do seu sangue, como mártires. Da mesma forma cremos que todos aqueles que receberam o sacramento da Confirmação foram revestidos do poder de confessar a fé de Cristo publicamente.

Na Igreja Católica do Ocidente, este sacramento é reservado ao Bispo, sendo dois os sinais: a imposição das mãos e a unção com o óleo.
Tradicionalmente, na quinta feira Santa, pela manhã, é realizada a missa dos Santos Óleos. Nela, o Bispo se reúne com o clero local e abençoa os óleos que serão usados no Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma. O óleo do crisma é especial, pois é perfumado com um bálsamo. Ele simboliza o próprio Espirito Santo.

O Bispo, ao impor as mãos sobre o confirmando, entoa uma oração evocando os dons do Espírito Santo: “Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade – e enchei-os do espírito de vosso temor. Por Cristo Nosso Senhor.”

Assim sendo, este Sacramento produz alguns efeitos, como outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes:
       * enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer “Abba, Pai”;
       * une-nos mais solidamente a Cristo;
       * aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
       * torna mais perfeita a nossa vinculação com a Igreja;
       * dá-nos a força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela acção, para confessar com valentia o nome do Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz.

Este Sacramento possui caráter indelével, ou seja, a unção com o óleo do Crisma não pode ser retirado nem destruído. É uma marca permanente na alma de quem o recebe, “é o sinal de que Jesus Cristo assinalou um cristão com o selo de seu Espírito, revestindo-o da força do alto para ser sua testemunha”(CIC 1304).

Todos os cristãos precisam de professar a fé, pois que recebemos da Igreja o mandato de evangelizar, mas para tal a pessoa deve estar consciente da fé que vai testemunhar, sendo portanto necessária uma catequese de preparação e alguns outros requisitos específicos, venha conhece-los visitando o nosso Cartório.