Evangelho segundo S. Mateus:

Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-n’O dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós». Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se d’Ele. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor». Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé». E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra.

+-+-+

REFLEXÃO

Este episódio repleto de tantos gestos oferecem-nos a possibilidade de compreender o significado “simbólico” do milagre feito por Jesus O grito dos cegos é a oração angustiada do que carrega há muitos anos um calvário de sofrimentos. Sós não enxergam o caminho, tropeçam e caem. Mas saiem da  escuridão, amiúde Seguem Jesus, entram na casa onde Ele mora, aproximam-se d’Ele. A casa é a comunidade cristã: Aqui a Palavra ilumina-os, transforma-os em homens novos a viver uma vida nova cheia de Jesus.Só depois de terem encontrado Cristo e de terem escutado a sua Palavra, é que O reconhecem como Senhor, se confiam a Ele e recuperam a vista.

Precisamos de ver tudo à maneira de Deus, para ver as criaturas com os Seus olhos, julgar os seus valores e pôr no seu devido lugar, aquilo que o Criador lhes confiou, precisamos que Cristo cure a nossa cegueira, que através da sua Palavra faça brilhar a Sua luz. «Ver a luz» é sinónimo de nascer (JOB 3,16).

Os primeiros cristãos chamavam «iluminados» aos que tinham recebido o Baptismo; consideravam-nos recém-nascidos, «que viram a luz» na noite de Páscoa. A partir desse momento já não caminhavam como quem «caminha nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos» (ljo 2,11).
Recebendo a luz sejamos capazes de a dar aos outros a exemplo de todos que tomaram a sério o Evangelho como S. Francisco Xavier, um verdadeiro Cristo no Oriente, luz a dar luz “ Exemplo de humildade e de solidariedade cristã, de amor ao próximo …..”

Oração

Deus eterno e omnipotente, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade; e para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que mandais. Ele é a luz que nos orienta no caminhar da nossa vida.

Vídeo de Meditação

Pe. Abílio Nunes, SDB