Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar.
Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.
Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguês e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra.
Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».

+-+-+

REFLEXÃO

Neste Evangelho Jesus profetiza a desventura e a destruição de Jerusalém: Será cercada por exércitos que a devastarão (Lc 21,20-24) e todo o universo será envolvido no ato do juízo de Deus sobre a sua cidade, culpada de não ter escutado o Profeta do Senhor (Lc 21,25-28).

Os que seguiram e acreditaram em Jesus, são libertados Por isso nada têm a temer.

A mensagem dos versículos 34 e 36 são para nós os crentes de hoje: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

A leitura desta mensagem convida-nos a não nos deixarmos levar pelas  coisas ordinárias da vida. Só poderemos ter a certeza de um dia comparecer diante Jesus “O filho do homem” com o coração puro e as mãos inocentes se recorrermos continuamente à oração.

O «Filho do homem» aparece vencedor sobre os poderes cósmicos; Ele será um juiz justo e um salvador para todos aqueles que se colocarem em sintonia com a Sua pessoa.

Temos tempo à nossa disposição para conseguir este objetivo «Fazer crescer e abundar na caridade uns para com os outros» (lTs 3,12), isto é, tornar os nossos corações consagrados ao Amor.

Jesus propõe-nos o caminho da  salvação, da alegria e da vida plena… Aceitemos, neste tempo de Advento que iniciamos, o convite de para com Ele ir transformando este mundo no Reino de Amor e de Paz…fazendo o bem todos os momentos da minha vida

Oração

Ó Deus, fazei que reconheçamos na evolução dos acontecimentos terrenos a Vossa presença de Pai, que vela sobre a vida de todos os Vossos filhos;

Ó Espírito Santo, sede para nós o Mestre que nos guia no caminho; ó Senhor Jesus, conduzi os nossos corações no caminho da esperança na experiência do Vosso amor que salva.

Vídeo de meditação

Pe. Abílio Nunes, SDB