Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Palavra da salvação.

—Reflexão

Mateus descreve a última manifestação de Jesus aos discípulos afirmando o poder ilimitado e universal de Jesus; O envio à missão da Igreja no mundo e a garantia da presença de Jesus entre os que têm fé.

Com a autoridade que recebeu de Deus, Jesus enviou os discípulos à missão. A Igreja não foi deixada sozinha no seu caminho. Jesus acompanha, sustenta, dá coragem e guia. Ele mostrou o caminho, dá força para nele caminhar e acompanha.

Jesus revelou aos seus discípulos o grande mistério da nossa fé – a natureza trina de um Deus em três pessoas e a união inseparável do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A missão de Jesus é revelar a glória de Deus para nós – uma Trindade de pessoas – Deus Pai, Filho e Espírito Santo – e nos unir com Deus em uma comunidade de unidade inquebrantável e amor eterno. O fim último, o propósito para o qual Deus nos criou, é a entrada dos filhos e filhas de Deus na unidade perfeita da abençoada Trindade.

Enviados para todos os povos do mundo, os Apóstolos anunciarão, por toda a parte, que Jesus continua vivo e deseja que todos os homens participem da vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mediante a fé e o Baptismo. A missão de Jesus é revelar a glória de Deus para nós – uma Trindade de pessoas – Deus Pai, Filho e Espírito Santo – e nos unir com Deus em uma comunidade de unidade inquebrantável e amor eterno.

Dizer que “ainda assim alguns duvidaram” mostra que a crença na ressurreição e na presença de Jesus na vida de Seus seguidores nunca foi uma certeza. Fé não é certeza, mas opção pela aceitação do que se acredita. Jesus não dá certezas, mas convida à fé.

Jesus indicou o Batismo e a observância do que Ele ordenou como condição para que as pessoas possam ser Seus discípulos. E promete Sua presença e assistência para sempre.

— Oração

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

— Canto de meditação

Em nome do Pai, em nome do Filho…

Pe. Abílio Nunes, SDB