EVANGELHO

Jesus caminhava à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém.
Quando Se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado «das Oliveiras»,
enviou dois discípulos, 30 dizendo:
«Ide à povoação aí em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso,
que ninguém montou ainda.
Soltai-o e trazei­-o.
Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: “O Senhor precisa dele”».
Os enviados partiram e acharam tudo como Jesus lhes tinha dito.
Quando estavam a soltar o jumentinho, disseram-lhes os donos:
«Porque soltais o jumentinho?»
Eles responderam: «O Senhor precisa dele».
Trouxeram-no então a Jesus e, estendendo as suas capas sobre o jumentinho,
fizeram com que Jesus montasse sobre ele.
Enquanto Jesus avançava, o povo estendia as suas capas no cami­nho.
E quando Ele Se aproximava da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos
começou a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto.
E diziam: «Ben­dito o que vem como Rei, em nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas alturas!»
Alguns fariseus, do meio da multidão disseram a Jesus:
«Mestre, repreende os teus discípulos».
Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, gritarão as pedras».

REFLEXÃO

Neste domingo, a Liturgia apresenta   dois Evangelhos. Escolhemos o primeiro, sobre o Rei Messiânico. No momento culminante do seu ministério Jesus apresenta-se em Jerusalém como o Rei há muito esperado, o Messias.
Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho (Lc 19,36) O povo recebeu Jesus com palmas e cânticos de júbilo! Jesus chegou montado em cima de um jumentinho mostrando-se um rei humilde que não precisava de carruagens nem de grandes aparatos. Gritam hosanas e aclamam Jesus «Ben­dito o que vem como Rei, em nome do Senhor (Lc 19,38)”
Enquanto o povo gritava “Hosana!” – “Viva! Salva-nos!” os poderosos ficaram preocupados e agitados «Mestre, repreende os teus discípulos». (Lc 19,39). Os fariseus manifestam em relação a Jesus uma oposição que crescerá nos dias seguintes e fechará o caminho da Paz. O sucesso messiânico de hoje transformar-se-á amanhã em fracasso: “Hossana“ / ”crucifica-O”
Ele é um Deus novo e diferente , o Deus dos “absurdos” : No Natal faz-se homem como nós;  na Páscoa morre numa cruz …
Ele é um Deus original: embrenhou-se nos caminhos do mundo e fez-Se conhecido entre os desprezados e marginalizados pelo sistema … acolhe todos os explorados e vítimas de opressão; prefere amar os homens e servi-los , a exigir deles a sua própria adoração

Começa hoje a Semana Santa, a semana Maior da nossa fé. À semelhança dos discípulos de Jesus, aclamemo-lo como nosso Rei. Ofereçamos-lhe o nosso aplauso e o nosso canto todos os dias da nossa vida.

ORAÇÃO

Meu Deus, obrigado por teres enviado o vosso   Filho Jesus e preparar o caminho para que nossas vidas sejam libertadas através da sua morte.

Obrigado por aquilo que este dia representa – o início da Semana Santa, o início da viagem em direção ao poder da cruz, a vitória da Ressurreição e a rica verdade de que Jesus é verdadeiramente o nosso Rei dos Reis.

Pe. Abílio Nunes, sdb