DOMINGO V DO TEMPO COMUM

«Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças»

EVANGELHO Mc 1, 29-39

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

 

— Reflexão

 «Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças»

Jesus afirma-se Senhor da vida e da morte, e anuncia desde já a ressurreição.

A sua Palavra vence todas as formas de mal que ameaçam a vida das pessoas nas diversas situações da vida (sinagoga, casa, porta). Não se poupa a esforços para chegar a mais doentes e necessitados, espalhando a Boa Nova da Salvação. Quer restituir a todos a dignidade de pessoas livres: ao homem (cf. Mc 1,23-26); à mulher (w. 29-31); a quem é ator­mentado por doenças mentais ou físicas (w. 32-34); não só em Cafarnaum, mas em toda a Galileia (v. 39).

Incansável na acção, nunca deixou de encontrar tempo e espaço para se encontrar com o Pai, em recolhimento. A Sua missão, de facto, não é a de procurar a notoriedade, («Todos Te procuram!»: v. 37), mas a de permanecer fiel ao projecto que o Pai Lhe confiara (v.35-39).

Jesus também hoje quer concretizar o seu projeto de felicidade para cada um de nós: Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância:(Jo 10, 10 ).

Para atingir esse objetivo e dar sentido ao que fazemos temos nos orientar pela oração antes, durante e no fim de todas as atividades. Comprometermo-nos e confiar em Deus! O êxito da nossa Evangelização dá-se em duas vias: uma é a de Deus e a outra, a nossa.

Santo Inácio de Loyola, Jesuíta, dizia: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe se como tudo dependesse de si”. 

 

— Oração —

Ó Deus, tornai-nos puros e fortes nas provações, para que, a exemplo de Cristo, aprendamos a partilhar com os irmãos o mistério da dor, iluminados pela esperança da salvação .

Pe. Abílio Nunes, Salesiano