Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem ter lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Escutai-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior do homem é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez. Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro».

 

REFLEXÃO

No trecho de hoje (cf. Mc 7, 1-8.14-15.21-23), Jesus apresenta-nos um tema importante para todo o crente:  a autenticidade da obediência à Palavra de Deus.

Pretendendo prejudicar a credibilidade e a autoridade de Jesus como Mestre, os   escribas e os fariseus acusam os discípulos de não seguirem os preceitos rituais segundo as tradições. «Mas este mestre deixa que os discípulos não cumpram as prescrições da tradição».

Jesus reage incisivamente com  palavras claras e fortes!  e responde: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.”

Os  escribas e os fariseus descuidam os mandamentos divinos para cumprir as tradições humanas. Deste modo a relação entre Deus e o homem deixa de ter autenticidade.

Hoje somos convidados a reconhecer  o verdadeiro centro da experiência de fé, ou seja, o amor de Deus e o amor do próximo, fugindo da hipocrisia do legalismo e do ritualismo.

Acolhamos a Palavra de Deus com mente e coração abertos para podermos dar frutos na vida concreta; Palavra escutada com atenção e interiorizada purifica o nosso coração e as nossas ações, e a nossa relação com Deus e com os demais é libertada da hipocrisia.

Saibamos ler a palavra de Deus à luz do Espírito de Deus, que a inspirou, e não com a visão estreita e acanhada, e, por vezes, interesseira, do nosso espírito, demasiado humano e limitado. A palavra de Deus é espírito e vida, e não apenas letra, que, por si só, pode matar.

A cada missa corresponde uma missão. Depois da inspiração recebida na Comunidade dos crentes , segue-se a transpiração na luta por um reino divino, de paz, amor e fraternidade

Recorramos ao exemplo de Maria que guardava tudo no seu coração

 

Oração

Senhor Deus nosso Pai , uni os nossos corações para procurarmos  na  vossa Palavra a verdadeira alegria interior e  assim sermos construtores autênticos do vosso Reino de Paz e de Amor

 

Canto de Meditação

Invoquemos o Divino Espírito Santo para lermos bem a Palavra de Deus

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0719-Vem-Espirito-Santo-.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB