Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

Palavra da salvação.

-+-

REFLEXÃO

Maria recebera o anúncio do anjo Gabriel de que iria ser  Mãe de Jesus. Surpreendida pergunta : «Como vai acontecer isso?» (Lc 1,34)
Porque a Deus nada é impossível o anjo revela a Maria que Isabel conceberia um filho em condições humanamente difíceis: «Na sua velhice» (Lc 1,36).
Maria corre apressadamente a casa de Isabel. Aí as duas santas mulheres experimentam o mais sublime mistério no seu ventre materno.
O evangelista declara com este encontro o final da história da salvação iniciada com Abraão.  João Baptista é o elo histórico e simbólico de união entre os dois períodos salvíficos do Antigo e do Novo Testamento entre o judaísmo e o cristianismo: no encontro de Maria com Isabel – grávida de João Baptista – Ainda no ventre materno reconhece Jesus como o Senhor, e este seu reconhecimento torna-se um sinal para todos os leitores do Evangelho, também eles convidados a fazerem outro tanto. Isabel  declara Maria «bendita» (v. 42) e «bem-aventurada» (v. 45), porque contribui de modo essencial para o nascimento d’Aquele que trará a paz a Israel (Lc 2,14).
A liturgia da Palavra leva-nos a entregarmo-nos sem demoras nem meias medidas, na fé no Senhor que vem.

Decidamos como Maria – fazer a «santa viagem» em direcção a um mundo novo onde o sonho se torna realidade. Entremos  no dom de Deus, testemunho de vida e de paz.

ORAÇÃO

Senhor, dai-nos a coragem da paz.
Despertai no nosso corpo e nos nossos corações o sentimento da urgência de fazer a Vossa vontade.
Ensinai-nos a compreender que nada vale a pena no mundo, que não seja a obra da paz.
Dai-nos ouvidos para escutar e pés para caminhar em direcção aos outros e juntamente com eles, juntamente Convosco e em direção a Vós.

VÍDEO DE MEDITAÇÃO

Isabel foi a primeira pessoa a aderir ao anúncio evangélico primitivo. Por isso declara Maria “bendita” e “bem-aventurada” porque contribui de modo essencial para o nascimento d’Aquele que trará a paz a Israel.

Veja o vídeo com disponibilidade interior para no final se juntar ao agradecimento de Maria recitando o Magnificat:

Pe. Abílio Nunes, SDB