Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas:

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.
Palavra da salvação.
+-+

REFLEXÃO

Jesus, José e Maria como qualquer família Judia participava em todas as celebrações quer na Sinagoga quer nos grandes eventos em Jerusalém.

No dia em que fazia doze anos foram a Jerusalém celebrar a festa da Páscoa, como normalmente faziam nos anos anteriores. Mas desta vez Jesus afastou-se deles. Foi encontrado no templo, entre os doutores da lei mostrando-lhes que sabia interpretar as Escrituras. Seus pais, angustiados depois de o procurarem por muito tempo ficaram deveras surpreendidos ao vê-lo a falar com os doutores da Lei.

Perante o pedido de justificação da sua atitude, Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?».
Naquele momento não compreenderam a resposta mas aceitaram o mistério “Sua Mãe, diz o evangelista porém, conservava no coração todas essas coisas …

Jesus mostra neste episódio a sua vocação – fazer a vontade de seu Pai e ao mesmo tempo a descoberta progressiva que Maria e José iam fazendo da pessoa e do mistério de Jesus.

A vida da família cristã deve progredir cada vez mais no conhecimento de cada membro imitando a família de Nazaré. Papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, diz que na família “como em uma igreja doméstica” (LG, n.11), amadurecemos a experiência eclesial da comunhão entre as pessoas, na qual se reflete a Santíssima Trindade. “É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e sobretudo o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (CIgC, n.1657).

 

ORAÇÃO

Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que, imitando as suas virtudes familiares e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa para gozarmos as alegrias eternas.

 

VÍDEO DE MEDITAÇÃO

Ao pensarmos na família de Nazaré pensemos no Amor de Deus a agraciar todas as famílias cristãs…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/estoupensandonoamor.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB