Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

 

Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: «Eu sou o pão que desceu do Céu». E diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?». Jesus respondeu-lhes: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».

Palavra da salvação.

 

— REFLEXÃO

Nesta passagem do Evangelho (Jo 6, 41-51) Jesus revela a sua origem celeste e a dimensão salvífica da fé nessa origem e a reação dos judeus à sua Palavra.

Os judeus ficaram escandalizados por Ele falar da sua origem divina. Era impossível ser Ele o messias anunciado e esperado há tanto tempo. Eles conheciam bem os seus pais.

Jesus disse ser o único acesso para se alcançar Deus. Porque somente Ele conhece o Pai. Através da fé, é possível comer do pão, ou seja, estar em união (comunhão) profunda e ser um só com Aquele que Se dá a comer.

A maior doação do Pai em favor dos homens foi a oferta de Jesus, seu Filho, indo até o fim e entregando a própria vida, dada como alimento. O maná do deserto, o maná no tempo do êxodo, não é nada diante dessa nova e definitiva entrega. Porque quem receber Jesus como alimento, o Pão da vida, não morrerá. Alcançará a salvação, a vida eterna.

Só a fé nos permite ver em Jesus a presença real de Deus no meio de nós. Receber Jesus é querer unir-se a Ele de maneira radical e definitiva aceitando pela fé o caminho para a salvação. Interiorizemos a identidade de Jesus “Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu:”, e aceitemos receber este pão na Fé testemunhadas nas obras.

Alimentemo-nos do pão Vivo, descido do Céu, para assim melhor participar na construção do Reino de Deus, aqui e agora…

 

— ORAÇÃO

Deus Pai,
ajudai-nos a reconhecer-Vos nos nossos irmãos mais pobres e deserdados.
Fazei que, alimentando-nos de Jesus, pão de vida, possamos encontrar, no deserto da nossa vida, o caminho que conduz a Vós.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0808-J0-6-41-51.m4v

 

Pe. Abílio Nunes, SDB