Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos

Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole.

Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele.

Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua.

Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe:

«Efatá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente.

Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém.

Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam.

Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».

REFLEXÃO

Jesus cura um pagão «surdo que mal podia falar» (vv. 31-32). Tocado por Jesus, torna-se uma  nova criatura.

Os que são tocados por Jesus são todos os que desejam no seu coração tornar-se seus discípulos, e portanto capazes de receber o dom da fé, para se abrirem à escuta da Palavra e à contemplação do mistério de Cristo, em vista de um compromisso no anúncio da sua fé.

A linguagem da simbologia do rito baptismal evoca esta passagem evangélica. Os  olhos, os ouvidos e a língua representam a «porta» de ingresso na nova vida.  Os «olhos» fazem  ver e reconhecer na fé o Filho de Deus, presente na caminhada do discípulo. Os «ouvidos» exprimem a disponibilidade para a escuta dócil da Palavra  A  «língua» adquirirá a voz do testemunho.

A cura «baptismal» dá uma nova identidade  Este milagre «sacramental» é para todos os que entram a fazer parte da família de Deus, a Igreja. Deste modo, os olhos curados, os ouvidos aptos para a escuta e a boca tornada capaz de falar tornam-se um modo comum de ver e de ouvir, de ser Igreja reunida

Surge assim um novo estilo de vida, ao jeito de  Jesus um estilo capaz de olhar o mundo e os irmãos como são vistos pelo próprio Deus.

A acção curativa de Deus está ainda em acção, O discípulo também poderá proclamar o amor de Deus, presente e próximo de cada coração pobre, misericordioso e humilde.

Que todos os dias possamos sentir e proclamar as maravilhas que o Senhor opera no intimo do nosso ser  «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».

ORAÇÃO

Senhor Jesus, que fizestes ouvir os surdos e falar os mudos, concedei-nos a graça de   escutar a vossa Palavra, e professá-la para louvor e glória de Deus Pai.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Faz que os surdos oiçam e que os mudos falem.( Mc 7,31-37)

Pe. Abílio Nunes, SDB