Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações
se João não seria o Messias.
João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias.
Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba.
E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».

Palavra da salvação.

+-+

MEDITAÇÃO

João Batista disse que o Messias “batizaria com o Espírito Santo e com fogo”. O fogo nos tempos bíblicos estava associado a Deus e à sua ação no mundo e na vida de seu povo. Deus às vezes manifestava sua presença por meio do fogo, como a sarça ardente que não foi consumida quando Deus falou com Moisés (Êxodo 3: 2). O fogo também pode ser um sinal da presença e ação do Espírito Santo (Mateus 3: 11-12 e Atos 2: 3).

Jesus veio para nos dar o fogo do seu Espírito para que possamos irradiar a alegria e a verdade do Evangelho a um mundo que precisa desesperadamente da luz e da verdade de Deus. Sua palavra tem poder para mudar e transformar nossas vidas para que possamos ser luzes acesas apontando outros para Jesus Cristo. Como João Batista, nós também somos chamados a dar testemunho da luz e verdade de Jesus Cristo.

Após o batismo de Jesus o  Pai proclamou «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».
O Espírito Santo também estava presente quando ele ungiu Jesus para seu ministério, que começou naquele dia quando ele se levantou das águas do rio Jordão… Em seu batismo, os céus foram abertos e as águas foram santificadas pela descida de Jesus e do Espírito Santo, significando o início de uma nova criação.

Com o seu batismo Ele unge-nos para a missão como embaixadores de seu reino de justiça (bondade moral), paz e alegria (Romanos 14: 17). Somos chamados a ser a “luz” e o sal “do seu reino, que irradiam a beleza e o aroma da sua misericórdia e bondade aos que nos rodeiam (Mateus 5: 13,15-16

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, enche-nos com o vosso Espírito Santo e com o fogo do vosso amor e bondade. Que nós encontremos sempre alegria e prazer em procurar fazer vossa vontade, assim como tendes  em agradar a vosso Pai e fazer sua vontade.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Interiorizemos a mensagem através da escuta doo Evangelho :

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/Lc-3-15-16-21-22.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB