Evangelho segundo S. Marcos

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-n’0 e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?» Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?» Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os ou¬tros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?»

— Reflexão

O episódio relatado em Mc 4,35-41, visa informar-nos sobre o itinerário da Fé e da experiência pascal dos apóstolos e dos primeiros cristãos.

A tempestade acalmada simboliza a divindade de Jesus, o Deus bíblico dominador dos elementos hostis da natureza indómita, neste caso, o mar embravecido. Perante o acontecimento e a pergunta de Jesus «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?» os apóstolos surpreendidos questionam a sua identidade «Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Podemos ver também neste episódio uma imagem da Igreja no grupo dos discípulos a remarem  desesperadamente contra as vagas alterosas.

Como ontem e hoje a Igreja – qual barca agitada no mar revolto dos acontecimentos históricos, conheceu a perseguição e o martírio. Jesus guia sempre a sua Igreja, tanto no tempo de acalmia como durante a crise e a adversidade. Cristo prometeu e cumpre: «Eu estarei convosco até ao fim dos tempos».

Nem todos enfrentamos situações de vida ou morte como os discípulos enfrentaram nesse barco. No entanto, todos passamos por problemas aparentemente insolúveis. Tentamos mas nada que fazemos resolve o problema. Sentimos que vamos afundar.

Na vida há momentos de prova para a nossa fé similares ao da tormenta no lago, para os discípulos. Quando a Igreja de Cristo é perseguida, quando a dor nos visitar insistentemente, podemos perguntar como os apóstolos : «Senhor, não Te importas que nos afundemos?»

Quando isso acontece, precisamos ter fé. Não há nada que Jesus não pode fazer!

Se ele deu ordens ao mar e ele obedeceu, ele também pode nos ajudar com nossos problemas.

— Oração

Hoje bendizemos-Te, Pai, por Jesus Cristo, vosso  Filho, Senhor da criação e vencedor do mal e da morte.
Embora às vezes nos esqueçamos, Ele caminha sempre ao nosso lado nas borrascas da travessia do mar da vida, e diz-nos: Porque duvidais, homens e mulheres de pouca fé?

— Canto de Meditação

Ao amor que te arrasta não perguntes… youtube

Pe. Abílio Nunes, SDB