Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos

Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós. Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga».

 

REFLEXÃO

O Espírito de Deus quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Ele sopra onde quer e como quer. Somos convidados a deixar Deus entrar na nossa própria casa e deixar-nos tocar pela sua graça a fim de realizar maravilhas imprevisíveis, e  discernir o caminho do Bem e da verdade.

Hoje no Evangelho (Mc 9, 38-43.45.47-48) a mensagem de Jesus é muito clara para dizer que Deus veio para todos os homens de boa vontade, independentemente da sua comunidade, raça, crença ou sexo.

Os discípulos de Jesus sentiram-se lesados nos seus direitos: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Muitas vezes, também nós entendemos que Jesus  é nossa propriedade exclusiva ou do movimento a que pertencemos. O carisma não é monopólio de ninguém.

Jesus quer sempre o bem de todos, seja quem for que o faça. Quem faz o bem está do lado de Deus. Quem pratica o mal, não poderá estar com Ele e participar na Sua vida, mas afasta-se da plenitude do Seu amor.

Deus quer salvar o homem do pecado e quem quiser seguir a Jesus deve renunciar ao pecado, mesmo que para isso tenha que renunciar a algo que muito lhe custa. Se Cristo veio nos libertar do pecado e da morte, não podemos continuar com as práticas que nos afastam do Salvador.

Examinemos a nossa consciência para verificar se desprezamos as outras religiões ou pessoas.

 

ORAÇÃO

Bendizemos-Te com alegria, Pai de todos os homens, porque não sois  monopólio nem posse privada de ninguém.

Convertei o nosso coração ao amor que não discrimina ninguém, para partilhar a vossa  palavra e o vosso  pão com todos os homens.

 

MEDITAÇÃO
Quero sempre viver os preceitos de Deus   Youtube

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/Querosempre-viver.mp3

 

Pe. Abílio Nunes, SDB