EVANGELHO

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

REFLEXÃO

Hoje é o grande dia do Pentecostes. Cinquenta dias depois da Páscoa, os apóstolos junto com Nossa Senhora, mãe de Jesus encontravam-se no cenáculo lugar em que permaneciam em oração depois da ascensão do Senhor, preparando-se para a vinda do Espírito Santo.

Depois deste tempo, Jesus ressuscitado, entrou, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Afinal de contas quando foi dado o Espírito Santo? Já na cruz quando Jesus entrega o Espírito. O Espírito Santo é dado na inauguração da Igreja no dia de Pentecostes, na saída à vida pública da Igreja. O Espírito Santo vem a ser acolhido a partir da cruz de Cristo, da aparição de Jesus Ressuscitado. É todo o conjunto que mostra que o Cristo que morreu e ressuscitou deu de presente o Espírito Santo e nos dá força de caminhar até que Ele venha no final dos tempos, justamente conduzidos por este que é a alma da Igreja.

Peçamos ao Senhor a graça de viver a vida conduzida e iluminada pelo Espírito para podermos viver com os outros. Vamos recebê-Lo hoje de modo particular em que a Igreja Universal celebra e acolhe o Espírito de Deus. Vamos acolhê-Lo primeiramente no sacramento da confissão para O receber dignamente na Eucaristia. Vamos deixar que o Seu amor habite em nós, rezando e fazendo mais a vontade de Deus.

ORAÇÃO

Invocação ao Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos:

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Ámen.

Pe. Abílio Nunes, sdb