Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João.

Naquele tempo: Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?”
Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?”
Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”
Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”.
Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”.

Palavra da Salvação.

+-+-+-+-+-

REFLEXÃO

A Igreja fecha o ano litúrgico com a  festa de Jesus Cristo, Rei do Universo,  um reino que não é deste mundo, nem é poder triunfalista, mas serviço à verdade.
Interrogado pelo governador «Tu és o Rei dos judeus?» Jesus responde que efetivamente é rei, e não só dos judeus, mas de tudo o que pertence à verdade, cujo primeiro servidor é Ele mesmo e acentua : «O meu reino  não é deste mundo».
A afirmação de Jesus «o meu reino não é deste mundo», parece-nos difícil de entender, pois é feita num  momento crítico da máxima debilidade: quando é processado como um criminoso e está nas mãos do poderes deste mundo.
O reinado de Deus em Jesus Cristo não é poder temporal, de certeza. Mas isso não significa que não esteja presente e não se realize já neste mundo. Jesus ensinou-nos a pedir a Deus no Pai-Nosso: «Venha a nós o vosso reino», aqui e agora, na nossa terra e não só para o fim dos tempos.. O reino de Deus é a sua oferta de salvação e a soberania de amor para a vida dos homens, seus  filhos

Jesus Cristo é Rei porque venceu; não no triunfo do poder humano, mas na vitória contra o Mal e contra o pecado e morte: “Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o Nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor.” (Fp 2,8-11)

 

ORAÇÃO

Hoje louvamos-Te, Pai, porque na ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo, constituíste-O como Rei e Senhor universal de toda a criação com um poder e um reino eterno que não hão-de cessar.

Fazei, Senhor, que o vosso reino venha ao mundo dos homens, e dá-nos a força do vosso  Espírito para manter irrevogável, a nossa entrega pessoal à construção do teu reinado, no nosso mundo: um reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, de Justiça, de amor e de paz. Assim mereceremos alcançar de Vós o reino eterno em Cristo.

 

MEDITAÇÃO

Cristo vence cristo reina cristo impera
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/11/Cristo-Vence-Tradicional.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB